Estão abertas as inscrições do processo seletivo que vai selecionar estudantes para os cursos técnicos e superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG), turmas com início no 1º semestre de 2024.
Na região Leste de Minas Gerais são oferecidas 925 vagas nos campi de Governador Valadares, Ipatinga e São João Evangelista.
Campus Governador Valadares:
- Cursos técnicos integrados – Técnico em Edificações e Técnico em Meio Ambiente Técnico em Segurança do Trabalho
- Curso técnico subsequente – Técnico em Segurança do Trabalho
- Curso de graduação – Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Gestão Ambiental
Campus Ipatinga:
- Cursos Técnicos Integrados: Técnico em Automação Industrial e Técnico em Eletrônica
- Cursos de graduação: Engenharia elétrica
Campus São João Evangelista:
- Cursos Técnicos Integrados: Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática e Técnico em Nutrição e Dietética
- Cursos de graduação: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Matemática e Sistema de Informação
O valor da taxa de inscrição é de R$ 50 e a isenção pode ser solicitada até dia 26 de setembro. Os interessados podem se inscrever até o dia 19 de outubro.
As informações completas estão disponíveis nos editais 60/2023 (graduação) e 61/2023 (cursos técnicos) disponíveis aqui.
Formas de seleção
Para ingresso nos cursos técnicos – integrado e subsequente ao Ensino Médio -, os candidatos serão avaliados por meio de uma prova presencial, a ser realizada no dia 3 de dezembro de 2023.
Já a seleção dos cursos de graduação utilizará as notas obtidas pelos candidatos em uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014 a 2023).
Para parte dos cursos de graduação, também haverá a opção de ingressar pela análise de desempenho escolar mais prova de redação online.
Modalidades de cursos
Para quem concluiu ou está concluindo o Ensino Fundamental e deseja fazer o Ensino Médio simultaneamente a um curso técnico do IFMG, há a opção dos cursos técnicos integrados.
Comente este post