Dados alarmantes sobre os impactos do consumo de bebidas adoçadas com açúcar, como refrigerantes e sucos industrializados, revelaram que cerca de 1 em cada 10 novos casos de diabetes tipo 2 e 1 em cada 30 novos casos de doenças cardiovasculares em todo o mundo podem ser atribuídos ao consumo de bebidas como refrigerantes, sucos de caixinha, energéticos e outros.
A pesquisa foi publicada nessa segunda-feira (6) na revista Nature, sendo uma das mais renomadas publicações científicas. A análise foi feita em cima de dados globais sobre a doença em 2020, abrangendo 184 países. De acordo com os especialistas, essas bebidas são digeridas rapidamente, causando um pico nos níveis de açúcar no sangue.
Em 2020, a análise apontou que 2,2 milhões de novos casos de diabetes tipo 2 estão associados ao consumo desse tipo de bebida, o que representa 9,8% dos casos globais. E ainda, 1,2 milhão de novos casos de doenças cardiovasculares no mundo estão ligados às bebidas açucaradas, o que equivale a uma prevalência de um em cada 30 casos. Ao todo, o consumo de bebidas açucaradas é responsável por 340 mil mortes anuais no mundo.
Foram estimadas 80.278 mortes devido a diabetes tipo 2 associadas às bebidas adoçadas no ano analisado pelos pesquisadores. O valor representa 5,1% do total de óbitos. Além disso, 257.962 mortes por doenças cardiovasculares foram atribuídas à ingestão desses produtos (2,1% do total).
Fonte: Itatiaia
Comente este post