A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu um parecer positivo sobre o Icodec, a insulina semanal da Novo Nordisk, fabricante do Ozempic. A informação foi divulgada em primeira mão aos veículos presentes na coletiva de imprensa da empresa, realizada nesta quinta-feira (6).
Ainda não há detalhes sobre o uso indicado do medicamento pela agência, que devem ser compartilhados no início da próxima semana. Após essa divulgação, inicia-se o processo de precificação da medicação no Brasil, que é conduzido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
Até o momento, a Anvisa aprovou medicamentos da Novo Nordisk para o tratamento da obesidade em adultos e adolescentes acima de 12 anos: o Saxenda, cujo princípio ativo é a liraglutida de 3 mg, e o Wegovy, que contém semaglutida de 2,4 mg.
Segundo Priscilla Mattar, vice-presidente da área médica da Novo Nordisk no Brasil, a insulina semanal da empresa, que já é utilizada em países como Canadá, Japão, Austrália e Alemanha, foi aprovada na última quarta-feira de Cinzas (5).
Mattar destacou a eficácia da medicação, especialmente para pacientes com diabetes tipo 2. “Com o uso da insulina semanal, o risco de hipoglicemia foi ainda menor”, afirmou.
De acordo com a executiva, a insulina semanal pode encorajar pacientes com diabetes tipo 2, que temem iniciar um tratamento devido ao medo de injeções diárias, a não postergar o início dos cuidados com sua condição.
A empresa classificou a novidade como um avanço significativo, uma vez que o Brasil é o terceiro maior mercado em vendas da Novo Nordisk.
Mattar também mencionou que existe um estudo sobre o uso do Wegovy para o tratamento da obesidade em crianças de 6 a 12 anos, mas que ainda não está apto para aprovação.
Fonte: InfoMoney
Comente este post