A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro registrou um aumento recorde na busca por atendimentos após a exibição de uma cena sobre pensão alimentícia na novela “Vale Tudo”. O episódio, transmitido na última terça-feira (13), provocou 4.560 acessos por minuto ao aplicativo oficial da instituição durante sua exibição no horário nobre da Globo.
A cena mostrava a personagem Lucimar decidindo buscar na Justiça a pensão alimentícia para seu filho, abandonado pelo pai há oito anos. O impacto foi imediato: o número de acessos ao aplicativo superou em 300% a média habitual de mil acessos por minuto, conforme dados fornecidos pela Defensoria RJ.
No mesmo dia, foram realizados 1.148 agendamentos via aplicativo, número que é 70% superior à média diária registrada em 2025. O aumento ocorreu especificamente durante e após a exibição da cena em que a personagem utiliza o aplicativo da Defensoria.
O Paulo Vinicius Cozzolino Abrahão, defensor público-geral, explicou o fenômeno: “A ficção escancarou uma realidade muito comum no Brasil, especialmente entre mulheres em situação de vulnerabilidade. A maior parte das ações que recebemos é da área de família, com destaque para os pedidos de pensão alimentícia”
Fonte: O Tempo
Comente este post