Mais de 200 estudantes da rede municipal de Teófilo Otoni realizaram nesta semana visitas técnicas ao Centro de Educação Ambiental da Copasa (Ceam). Durante dois dias, os alunos puderam vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula pelo Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar (Progea) e pelo Programa Chuá, da Copasa.
O Ceam de Teófilo Otoni é uma reserva localizada na Mata Atlântica, ao lado da barragem do Rio Todos os Santos, na comunidade Cabeceira de São Pedro. No local, a Companhia montou um estande, coordenado pela Gerência de Desenvolvimento Ambiental, onde os alunos puderam conhecer os programas desenvolvidos pela empresa.
Temas como preservação da água, uso consciente, saneamento, além da origem e do curso da água, foram abordados de forma lúdica e educativa, adequada à faixa etária das crianças.
O estudante Marcos Júnior, de 10 anos, compartilhou o que aprendeu com as atividades preparadas pelas equipes da Copasa e do Progea. “É muito importante preservar e cuidar do meio ambiente, e a visita foi essencial para entender isso. Hoje aprendi que o ambiente, as plantas e tudo que existe na Terra é vida”, enfatizou o jovem.
Segundo o assistente socioambiental na região, Carlos Alberto Morais de Freitas, a Copasa reforça seu compromisso social ao participar de programas educativos e iniciativas ambientais, promovendo a conscientização e a preservação dos recursos hídricos junto à comunidade.
“A partir da estrutura do Ceam, temos a oportunidade de conscientizar nossas crianças sobre o uso sustentável da água, incentivando-as a economizar no dia a dia, tanto em casa quanto em outros espaço”, afirmou.
Chuá
Criado em 2017, o Chuá Socioambiental amplia a consciência ambiental dos alunos e forma cidadãos comprometidos com os valores ecológicos por meio das práticas de educação ambiental.
O programa integra a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.
O programa também está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. O Chuá Socioambiental está alinhado ao ODS 6 – Água e Saneamento, que tem entre suas metas assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento.
Somando forças
Implementado pela Polícia Militar Ambiental em todo o estado, em 2015, o Progea tem como objetivo promover a conscientização ambiental em escolas municipais, estaduais e particulares. Por meio dele, um policial militar atua semanalmente nas instituições de ensino, ministrando aulas voltadas à preservação e à conservação do meio ambiente.
O sargento Ladeira, mediador do programa, afirmou que a Copasa se faz presente somando forças na preservação e conservação do meio ambiente do município. Para ele, a visita das crianças ao Ceam é uma experiência marcante na trajetória educacional.
“A semente foi lançada e, em um futuro próximo, a sociedade colherá os frutos de um meio ambiente salutar, preservado e conservado pela conscientização que está sendo despertada nas crianças”, destacou Ladeira.
O Progea conta também com a parceria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Fonte: Assessoria de Imprensa Copasa











Comente este post