Hoje é dia de ficar por dentro de mais um assunto ligado à Recursos Humanos com a administradora e professora, Cristhiane Leão.
Cristhiane Leão é Administradora, Especialista em Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica e Qualidade e Docência do Ensino Superior. Mestre em Educação. Professora universitária a mais de 15 anos. Foi diretora dos cursos EaD da Faculdade AlfaUnipac e coordenadora do curso de Administração EaD. Atua também como consultora organizacional.
Por se tratar de um texto que traz uma opinião pessoal, a opinião de cada colunista, não reflete necessariamente a opinião do Portal Teófilo Otoni.
Olá pessoal, sou a professora Cristhiane Leão, Especialista em Gestão de Pessoas e Mestre em Educação.
Em nossa coluna Passa lá no RH, vamos dar continuidade à série denominada “Competências Comportamentais – são natas ou desenvolvidas? ”
Essa série trará a cada coluna uma competência, onde abordaremos seu conceito, como se apresenta nas relações interpessoais, considerando se podemos desenvolvê-las ou não.
Nesse episódio vamos conversar sobre o Aprendizado Contínuo ou Lifelong Learning.
Em uma tradução livre, essa expressão Lifelong Learning significa “aprendizado ao longo da vida”, isto é, você deve estar aberto a novos conhecimentos, e não limitado somente ao período escolar, à graduação ou algum curso formal.
Na prática, estamos falando de um aprendizado contínuo para novos conhecimentos e atualização dos antigos, mas sempre com o proposito de colocar em prática o que aprendeu.
A necessidade de estarmos sempre atualizados se fortaleze cada vez mais com o avanço da tecnologia e a facilidade da disseminação das informações. Não só é uma exigência do mercado de trabalho estar pronto e atualizado sobre os conhecimentos para realização das tarefas do seu cargo, mas também uma necessidade humana primitiva. O ser humano tem na curiosidade seu diferencial como ser pensante, e que devido a ela nos fez chegar até aqui, com as evoluções nas áreas da saúde e tecnologia, por exemplo.
O conhecimento nos é ofertado por meio de uma educação sistematizada ou assistematizada. A educação sistematizada é organizada e planejada, como um curso na escola ou faculdade. Já educação assistematizada é vivenciada no dia a dia, nos grupos sociais ou entre colegas de trabalho. Então, não podemos dizer que mesmo que não esteja efetivamente matriculado em um curso estruturado, você não possa aprender continuamente.
Porém, é preciso filtrar e entender quais conhecimentos fazem sentido para o crescimento profissional e pessoal, quais contribuirão para o aprimoramento das suas habilidades.
O processo de buscar conhecimento deve ser um comportamento proativo, e que bem-sucedido, desenvolve no profissional a autonomia, a capacidade de fazer suas próprias escolhas e de forma assertiva, pois tem informação sobre o assunto.
O aprendizado constante também facilita a capacidade de questionar. No contexto atual é preciso ter ciência que aprender a responder é uma habilidade de inteligências artificiais, porém, aprender a perguntar é uma habilidade humana.
É preciso aprender a refletir, formular ideias, questionar e saber onde procurar as respostas para crescer intelectualmente. No mercado veloz e instável, as respostas são variadas e datadas. Dessa forma, manter a curiosidade, ser questionador e aprender a fazer as perguntas corretas é um exercício de atualização constante do conhecimento.
Então, desenvolva sua capacidade de aprender sempre, pois o mercado de trabalho está em movimento e não da para ficar parado. Lembre-se, você é o gestor da sua carreira!
Com a capacidade de aprender sempre, você pode ser convidado para Passar lá no RH, para ser contrato, promovido ou demitido.
Sucesso sempre! Cristhiane Leão.
Comente este post