RESISTÊNCIA MASCULINA À PSICOTERAPIA
Rogério Gonçalves Psicólogo Clínico CRP 35.884 – MG
Desde a infância, a própria família e a sociedade educam os meninos dizendo que precisam ser fortes e independentes, que não devem chorar ocultando suas emoções e sentimentos. Essa crença tem consequências por toda a vida. Geralmente expõe os homens a problemas ao agravamento mental e a maior chance de tentativas de autoextermínio do que as mulheres. O maior risco de suicídio é associado ao fato de os homens tenderem evitar em procurar ajuda para problemas os psicológicos.
Procurar ajuda com psicólogo para tratar a saúde mental previne um variedade de problemas de ordem psicossocial, tais como violência doméstica, feminicídio, delinquência e uso abusivo de álcool outras drogas.
Homens e mulheres externam comportamentos e sintomas saúde mental de forma diferente, geralmente os homens escondem os sinais evidentes da ansiedade e depressão, como medo, angústia, tendem a chorar recluso longe da presença do público ou dos parentes, também esquivam a possibilidade de relatar que viveu período de depressão na vida.
Nos homens, a depressão geralmente não é facilmente identificada, em parte porque seus sintomas são diferentes dos das mulheres. Homens com depressão podem apresentar sintomas como, comportamento explosivo, agressivo e violento, impotência sexual, uso de substâncias lícitas ou ilícitas.
Há várias razões pelas quais os homens não vão à terapia, um deles é estigma social. Eles temem vergonha e julgamento se expressarem suas fraquezas, medos e limitações.
Uma alternativa para abordar o homens com problemas com ansiedade e depressão, é utilizar um parente ou amigo mais próximo com o qual ele tenha bom relacionamento, convidando-o a fazer a experiência inicial com psicólogo ou psicóloga.
Para o homem, procurar o atendimento com um profissional de psicologia pode inicialmente parecer um pouco assustador no começo, porém um bom rapport pode abrir caminho para uma psicoterapia que promova saúde mental do homem resultando no bem estar do cliente e do seu grupo social.
O tratamento pode mudar a vida de uma pessoa que sofre com um transtorno mental e pode ter um profundo impacto positivo na pessoa e na sociedade como um todo evitando uma gama de problemas cotidianos.
Comente este post