Hoje, dia 27 de junho é celebrado o Dia Internacional das Micro e Pequenas Empresas. Em Minas Gerais, os pequenos negócios – microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais (MEI) e pequenos produtores rurais – representam mais de 3 milhões de empreendimentos formais, sendo responsáveis por 99% da força produtiva do estado, 56% dos empregos e 43% da massa salarial. Os dados impressionam e revelam o importante papel social e econômico do segmento.
Segundo a pesquisa GEM 2024, mais de 46 milhões de brasileiros, entre 18 e 64 anos, estão à frente de negócios em fase inicial ou já estabelecidos. A taxa de empreendedorismo total no país subiu para 33,4% da população adulta, um crescimento puxado, inclusive, pelo avanço de grupos historicamente mais vulneráveis. Mulheres, pessoas com baixa escolaridade e renda e adultos acima dos 55 anos têm encontrado no empreendedorismo uma forma de reescrever suas trajetórias com autonomia e dignidade. A formalização também tem avançado. Segundo a GEM, o percentual de empreendedores com CNPJ saltou de 21,8% para 38,6% nos últimos cinco anos.
O analista regional do Sebrae em Teófilo Otoni, Jeferson Batalha deu mais informações. Clique AQUI e confira a entrevista.
Comente este post