Em um anúncio histórico, o ex-prefeito Daniel Sucupira, ao lado de ministros do governo federal Renan Filho (Transportes) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), o governador Romeu Zema (NOVO), o Deputado Federal Leonardo Monteiro(PT) e representantes da Concessionária Rodovia Nova 381 responsável pelo contrato assinado em agosto de 2024, e os diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participaram do lançamento da etapa inicial das obras previstas no contrato.
O evento foi à margem da rodovia, em Belo Oriente, uma das cidades onde está prevista a instalação de um dos cinco pontos de pedágio. O trecho contemplado tem uma extensão de aproximadamente 300 quilômetros.
A duplicação da rodovia é uma demanda antiga da população que sofre com os constantes congestionamentos e acidentes na via e também é considerada fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região, pois irá facilitar o transporte de pessoas e cargas, além de gerar novos empregos e renda.
O ex-prefeito Daniel Sucupira, que sempre foi um defensor da duplicação da BR-381, comemorou o anúncio do início das obras. “Essa é uma vitória de toda a população do Vale do Aço, que há anos luta por essa importante obra”, afirmou Sucupira. “A duplicação da BR-381 é um passo fundamental para o futuro da nossa região”, completou.
Plano de Ação 100 dias
A recuperação asfáltica, reparos em pontes e viadutos, limpeza das pistas e serviços de sinalização estão entre as intervenções previstas para os 100 primeiros dias de atuação da concesssionária como gestora do trecho da BR-381. Ao todo, quase R$ 10 bilhões vão ser investidos na rodovia. Desse total, R$ 5,5 bilhões vão ser destinados para investimentos ao longo dos 30 anos de contrato e outros R$ 3,7 bilhões estão previstos para custos operacionais.
O trecho abrange 13 cidades, com tráfego médio de 24,7 mil veículos por dia, e passa pelo Vale do Aço – um dos mais importantes pólos industrial e siderúrgico do pais. A gestão da concessionária prevê, entre outras medidas, as seguintes intervenções:
- 106,44 km de duplicação de novos trechos
- 27,83 km de obras remanescentes
- cerca de 83 km de faixas adicionais
- 9,7 km de vias marginais
- 20 passarelas
- 166 pontos de ônibus
- uma rampa de escape
- 15 passagens de fauna
Fonte: G1 Vales/ ANTT
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