O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta terça-feira (7) a criação de um comitê para coordenar ações de enfrentamento à crise provocada pela intoxicação por metanol em bebidas adulteradas. A decisão foi tomada após reunião com representantes da indústria de bebidas e de entidades voltadas ao combate à falsificação, realizada em Brasília.
De acordo com o ministro, o grupo terá atuação informal e deve funcionar como um canal permanente de troca de informações entre o governo federal e o setor produtivo, com o objetivo de acelerar a adoção de medidas de controle e fiscalização.
Dados do Ministério da Saúde apontam que o país já registrou 225 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. São 16 casos confirmados e 209 em investigação. Dos 225 casos, 15 foram mortes, das quais 13 estão em investigação.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) informou ainda que 30 estabelecimentos foram identificados e notificados por suspeita de comercializar bebidas adulteradas. Outras 25 distribuidoras e associações também foram acionadas para prestar esclarecimentos.
Fonte: Itatiaia











Comente este post