Neste domingo (1/12), quem esteve em Belo Horizonte recebeu uma demonstração do alerta contra desastres extremos no celular.
A mensagem no celular é de emergência. A Defesa Civil avisa que há um evento extremo, como a chegada de enchentes, deslizamentos de terra ou risco de rompimento de barragens.
Não precisa de cadastro e também não importa se o celular estiver no silencioso ou sem créditos. Quem estiver nas localidades sob risco vai sentir o celular vibrar, junto ao bipe de 10 segundos e a mensagem que se sobrepõe ao que estiver na tela.
O conteúdo dos alertas é de responsabilidade das defesas civis estaduais e municipais.
Aqueles alertas já conhecidos da Defesa Civil, como os que chegam via mensagem de texto, continuam valendo. O que muda é que esse se torna um último aviso de que uma situação extrema vai acontecer. Basta estar nas áreas de risco que a mensagem chega no celular.
Um projeto piloto do novo sistema passou por testes em agosto, em 11 cidades das regiões Sul e Sudeste, com aprovação de 87% dos moradores. A previsão é que a ferramenta comece a funcionar pra valer até o fim deste ano nas regiões Sul e Sudeste. E a expectativa é que chegue até o fim de 2025 para o restante do país.
Comente este post