Estiveram presentes o prefeito Gilson Botelho, Tenente Coronel Campos, Comandante do 19º Batalhão de Teófilo Otoni, Vereador Elaerson Pedro, Tenente Vicenzo, Comandante do Pelotão de Ataléia, Edlene Tavares, Secretária Municipal de Assistência Social; Coordenadora da Guarda Mirim, Verônica Neres, Secretário de Administração Moabe Félix, Secretário de Saúde Eliésio Amaral, Secretário de Infraestrutura Wanderley Saturnino, Ariadina Presidente do Conselho Tutelar de Ataléia, 3º SGT PM Fabiano Otavio Teixeira de Sá, comandante e instrutor da Guarda Mirim e o prefeito de Carlos Chagas Nanayoski Tavarese José Renóbio.
Além dessas presenças, toda a rede de proteção da criança e do adolescente esteve prestigiando o evento, assim como os familiares dos adolescentes.
Em sua fala o Tenente Coronel Campos Comandante do 19º Batalhão de Teófilo Otoni elogiou a atitude da administração municipal em criar a Guarda Mirim, sendo a única cidade da juridisção do 19º BPM a implantar o projeto.
O prefeito Gilson em seu discurso enfatizou a importância da união de todos na implantação. “A Prefeitura é apenas a incentivadora, mas os entes participantes é que estão desenvolvendo e colocando o projeto em prática”.
Na Cerimônia houve o juramento, entrega de boinas, de certificados e de medalhas aos destaques: GM Jenifer de Souza Gonçalves; (destaque Guarda Mirim padrão), GM Maria Luiza Pereira de Souza, (destaque de Rigidez física), GM Gabriel Souza Santos (destaque em ordem unida).
A Secretária Edlene Tavares quebrou o protocolo e homenageou o 3º SGT PM, Fabiano Otavio Teixeira de Sá que é comandante e instrutor da Guarda Mirim
O Curso de Formação de Guarda Mirim Municipal de Ataléia teve duração de 10 meses e carga horária de 212 horas-aulas distribuídas em: atividades teóricas e práticas, e dinâmicas de ensino- aprendizagem.
Os adolescentes, depois de preenchidos os requisitos, passam a integrar a guarda mirim recebendo instruções de noções básicas de cidadania, valores cívicos, éticos e morais, regras de boa conduta, noções básicas das principais leis vigentes no país, prática de atividade física e saúde mental, preparação assim para o mercado de trabalho e prática de ordem unida. Dessa forma há também o desenvolvimento do trabalho em equipe, a coordenação motora, a agilidade, atenção e o relacionamento interpessoal.
Além das atividades, instruções e capacitação, a guarda mirim acompanha e presta auxilio as famílias dos guarda mirins e também realiza visitas às escolas em que os mesmos estudam, auxiliando os educandários na disciplina, educação e na convivência em sociedade.
Confira a Galeria de Fotos
Comente este post