A plataforma internacional de pesquisa acadêmica Research.com divulgou recentemente o ranking on-line anual das principais mulheres cientistas do mundo. Em escala nacional, a professora Deborah Carvalho Malta, do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG, está em 2º lugar. Já na mundial, está entre as 1000 melhores do mundo, na posição 835, somando 766 publicações e mais de 89 mil citações.
Esta é a primeira vez que o ranking foi calculado indicando as 1000 cientistas do mundo com maior produção. No Brasil, foram incluídas apenas duas pesquisadoras: professora Maria Ines Schimidt (UFRS) e professora Deborah Malta (UFMG).
O objetivo deste ranking é inspirar estudiosas, mulheres considerando uma carreira acadêmica, bem como tomadores de decisão em todo o mundo com o exemplo de mulheres de sucesso na comunidade científica. Foram examinados mais de 166.880 perfis de cientistas em 24 disciplinas de pesquisa no Google Scholar e no Microsoft Academic Graph com vários indicadores e métricas revistos para considerar a inclusão de cada cientista no ranking.
FONTE – UFMG
Comente este post