Nesta segunda-feira 7.06, o Sindcomércio, em parceria com o Programa Mesa Brasil, promoveu uma ampla ação de solidariedade voltada às famílias em situação de vulnerabilidade social. Foram entregues 800 cestas básicas e 1.500 kits de limpeza para instituições que atendem crianças e adolescentes fora do horário escolar, mas que estarão sem atividades durante as férias.
A iniciativa faz parte do programa “Férias sem Fome”, criado para minimizar os impactos da ausência da merenda escolar e garantir suporte às famílias que dependem dessas refeições. Ao todo, mais de 20 municípios da região foram contemplados, reforçando o papel do Sindcomércio e do Sistema Comércio na promoção da dignidade e do bem-estar social.
Mais do que uma ação pontual, a entrega dos donativos representa um esforço coletivo em rede, pautado na responsabilidade social e na solidariedade, especialmente em um período do ano que pode acentuar a insegurança alimentar em diversas comunidades.
O Sesc Mesa Brasil é um programa nacional de segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos, desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).
O que ele faz?
O programa atua como uma rede de solidariedade, que recolhe alimentos excedentes (mas ainda próprios para o consumo) de empresas como supermercados, hortifrutis, indústrias e restaurantes, e os distribui gratuitamente para instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
Além disso, o Mesa Brasil também promove ações educativas, como oficinas e palestras sobre:
Aproveitamento integral dos alimentos,
Boas práticas de higiene e manipulação,
Nutrição e saúde.
A Fecomércio MG, por meio do Sistema Comércio, desempenha um papel central na promoção de ações sociais que unem desenvolvimento econômico com responsabilidade social. Um dos principais instrumentos dessa atuação é o Programa Sesc Mesa Brasil.
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