Nesta quinta-feira (10.08), é a vez Marcos Silva, que assina a coluna START | O MUNDO DAS COMUNICAÇÕES
Marcos é Radialista, Diretor Artístico, Especialista em planejamento estratégico e Gestão de Projetos para Rádios, Produtor de conteúdo. Atuou nas seguintes rádios: Rádio Cidade FM (BH), Rádio Del Rey FM (BH), Rádio Jovem Pan FM( BH), Rádio Mix (BH) , Rádio Transamérica ( BH) , Rádio BH FM ( SGR-Sistema Globo de Rádio-BH). Esteve à frente do projeto de implantação da 3a afiliada da REDE JOVEM PAN, a JP BH, onde foi o primeiro locutor de toda a Rede JP a entrar ao vivo em horário local em uma afiliada. Na Jovem Pan BH, ele também foi Diretor Artístico. Nos intervalos entre a madrugada e a manhã + de manhã + a tarde + a noite, Marcos dedica ao lazer(sic), sendo um Maker do Spotify e Deezer ( modo musical), onde produz e gera conteúdos On Demand .

Estou no rádio e na comunicação desde 1997, de lá pra cá tivemos muitos avanços tecnológicos e com todo este progresso, o conteúdo sempre se manteve importante e sempre continuará.
As novas tecnologias exigem que os profissionais tenham cada vez mais carinho com o conteúdo, com o aprimoramento técnico e com a criatividade. Isso se faz necessário para que as emissoras de rádio apresentem ao seu ouvinte-cliente um produto cada vez mais sofisticado e interessante.
O Dinamismo do rádio, natural desde sua criação, faz com que as novas tendências sejam absorvidas pelo meio muito rápido.
E esta característica foi levada para o meio virtual/digital, tanto que hoje na web é muito comum transmissões ao vivo de qualquer parte do mundo, algo que o rádio faz desde o seu surgimento.
Segundo a pesquisa Kantar Millward Brown sobre o que o usuário da web gosta:
“Exiba bem a sua marca, mas dentro de um contexto, com conteúdo assertivo e relevante”
Podemos e devemos adotar isto também no rádio, que participa mais do que nunca da convergência de mídias atualmente. É só vermos quantas webradios existem por ai, e o quanto as rádios tradicionais investem na web.
Segundo a ACIC – Associação Comercial e Industrial de Campinas, que publicou no artigo: Saiba como usar os vídeos para impactar o maior número de clientes e gerar engajamento com a sua marca , divulgado em seu site este mês (junho/2017) – “Dados apontam que nos anos 2000, com a propagação do uso da internet, a capacidade do ser humano de prestar atenção em algo diminuiu de 12 segundos para 8 segundos. O que ajuda a entender as razões da predileção pelo vídeo: seu formato de consumo rápido e fácil “
Reportando para o rádio, o conteúdo é fundamental para que o nosso ouvinte preste mais atenção na nossa mensagem e cada vez mais teremos que entender o receptor, aprimorar o emissor, analisar a mensagem, e trabalhar com muita qualidade e criatividade os canais já existentes para entendermos cada vez mais o contexto do conteúdo final .
É um exercício constante e diário , e o resultado final sempre vale a pena!
Comente este post