As vendas de veículos em Minas Gerais registraram alta de quase 14% no primeiro trimestre de 2025. De janeiro a março, 137,5 mil unidades foram emplacadas no Estado, em relação às 120 mil no primeiro trimestre de 2024.
Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Entre os destaques, o segmento de automóveis e comerciais leves apresentou avanço de 16,4%, somando 92,9 mil comercializações nos primeiros três meses do ano.
Na contramão, os implementos rodoviários, como carretas, reboques e semirreboques, apresentaram retração de 27,8% na comparação anual. De acordo com o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv-MG), Mauro Pinto de Moraes Filho, a retração sinaliza uma possível desaceleração no setor de transporte de cargas, impactada pelo atual cenário econômico. “O primeiro sinal de desaceleração no segmento automotivo é notado a partir de caminhões e implementos rodoviários”, pontua.
Segundo ele, a reação é um resultado em cadeia, e, com a redução no consumo, consequentemente haverá menor demanda para contratação de frete. “Com isso, sobram caminhões no mercado e evita-se a compra de novas unidades”, acrescenta.
Apesar dos desafios econômicos, o segmento de veículos em Minas Gerais permanece otimista quanto aos resultados futuros, especialmente em razão de sinais positivos do mercado. “O mercado está extremamente concorrido e a inflação tem começado a perder força na velocidade de crescimento. Entretanto, ainda existe uma possibilidade de aumento na taxa de juros, o que reduz a atratividade do crédito e pode frear o ritmo das vendas nos próximos meses”.
Fonte: Diário do Comércio
Comente este post