Os consumidores que desejam adquirir produtos e serviços de pequenas empresas no Brasil já podem efetuar o pagamento às mesmas diretamente em uma conversa no WhatsApp. No momento, todos os usuários do WhatsApp já podem utilizar a ferramenta, mas ela ainda não está disponível para todas as empresas. Segundo a Meta, em breve todos os negócios que utilizam o WhatsApp Business estarão elegíveis para receber pagamentos.
Para efetuar esse pagamento, os consumidores poderão usar cartões de débito, crédito e pré-pagos das bandeiras Mastercard e Visa, emitidos pelos bancos e instituições financeiras participantes: Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, CAIXA, Inter, Mercado Pago, Neon, Next, Nubank, Santander, Sicoob e Sicredi. Os cartões Itaú serão aceitos em breve. Após inserir os dados do cartão, os consumidores podem finalizar as transações diretamente no chat.
Por sua vez, para utilizar esse recurso, as empresas precisam usar o aplicativo WhatsApp Business e ter uma conta vinculada a um dos adquirentes participantes: Cielo, Mercado Pago e Rede. De acordo com a Meta, outros adquirentes, que já estão em fase de testes, também estarão disponíveis no serviço em breve.
O novo recurso se soma à funcionalidade que o WhatsApp já oferecia de transferência de dinheiro entre pessoas no aplicativo, como uma forma de completar a jornada de compra dentro do aplicativo, sem que o consumidor tenha que sair da conversa.
Comente este post